R$ 613 milhões referentes ao INSS são liberados pela Justiça!

Valores se referem a processos judiciais atrasados do Instituto – Milhares de pessoas que entraram na Justiça em relação a processos de aposentadoria, pensão e revisão das mesmas serão beneficiados. Isso! São mais de 60 mil tipos de processos contra o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS que há anos aguardavam decisão judicial e agora serão liberados.

Dessa forma o montante de processos chega a mais de 600 milhões de reais, 613,1 milhões de reais para ser mais preciso foram liberados pelo CJF- Conselho de Justiça Federal para repasse aos Tribunais Federais. Esses processos se referem a decisões judicias que apresentam um valor limite, o de até R$ 52,8 mil reais ou 60 salários, categoria denominada Requisições de Pequeno Valor.

Para acessar e consultar se sua ação já está passível para pagamento e com decisão/liberação, você deve entrar no site do tribunal de sua região com o número da ação. Ao entrar no site, os segurados precisam ir até ao menu e procurar o campo Precatórios/RPV, clicar em consultas e depois Pesquisa ao Público. Tenha em mãos seu CPF.

inss-atraso-pagamentos

Saiba como calcular a GPS em atraso

Os mais de 613 milhões foram distribuídos para os vários Tribunais Regionais para beneficiar os cidadãos e não concentrar em apenas um ponto, melhorando a burocracia e agilizando o processo.

Lembrando que o calendário foi elaborado por cada Tribunal e os pagamentos serão realizados via Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sendo que cada órgão responsável depositará em contas abertas em nome do segurado.

Para quantias maiores, a quantia sai por precatório e o pagamento deve ser feito no final do ano, de acordo com o cronograma definido pelo Governo.

Leave a Reply