Em meio à crise política, dólar cai 4%.

No atual cenário de crise política no Brasil, o mercado financeiro tem sofrido com os desenlaces dessa trama. Há tempos não víamos uma situação tão delicada, e o crescimento obtido ao longo desses anos, parece finalmente ter entrado em aperto. O meio de comunicação de massa já vem divulgando o aprofundamento da crise financeira. Isso tem se dado em razão da instabilidade política que acaba por tornar o país um risco financeiro para aqueles que buscam investir. Sendo assim, é cada vez mais comum que investidores busquem outros caminhos mais seguros para injetar seu dinheiro.

Após a perda do selo de bom pagador e o aumento das tensões políticas – com vários escândalos de corrupção sendo amplamente divulgados – o Governo Federal tem se visto em apuros. Por essa razão, um pacote de medidas foi adotado pelo mesmo, a fim de obter uma maior arrecadação para conter e/ou diminuir o rombo financeiro dos cofres públicos. Além disso, agora a pressão é ainda maior e de todos os lados – os próprios partidos aliados estão, pouco a pouco, deixando os ministérios e manifestando acordo com opositores do Governo – já que o que se tem visto nos últimos dias são histórias e reviravoltas muito rápidas nesse meio.

queda-valor-dolar

Reação do mercado financeiro

O mercado financeiro tem reagido positivamente em meio a esses escândalos. Na última quinta-feira (17/03), a Ibovespa fechou o dia com um crescimento de 6,6% e o dólar em queda de 4%. Não se via uma alta na bolsa brasileira de 2009, isso se deve aos últimos acontecimentos da semana. Com divulgação do grampo que interceptou a conversa entre Dilma e Lula, o mercado doméstico iniciou eufórico. Além disso, as reviravoltas dadas no caso da posse do ex-presidente Lula para assumir a Casa Civil também contribuíram para uma queda no dólar à vista.

Todos esses fatores parecem ter injetado ânimo e bom humor aos investidores, que parecem enxergar uma possível saída para a solução das crises políticas e financeiras do país, já que estão vindo à tona investigações importantes que visam combater a corrupção desenfreada no país e uma nova fase, com perspectivas positivas quanto a economia e o comércio brasileiro.

Ao final do dia, a Ibovespa fechou com a moeda americana cotada à vista em R$3,6499, que representa uma queda de 4,15%, e o dólar comercial em R$3,6520, que representou um recuo de 2,32%.

Leave a Reply